Psicoterapia Familiar

Psicoterapia Familiar


 
 
Psicoterapia Familiar


 
 
A nossa família influencia quem somos e quem nos tornamos. É através dela que aprendemos o nosso vocabulário, os nossos costumes e hábitos, nos formamos como indivíduos, e muitas vezes, é dela que se originam os nossos comportamentos disfuncionais e transtornos. É também durante a infância que desenvolvemos as nossas crenças e aprendemos a observar o mundo ao nosso redor. 

Independentemente de sua constituição e que papéis preenchemos, inevitavelmente todo relacionamento e toda família enfrenta momentos de conflitos, com maior ou menor intensidade. A forma como esses conflitos são enfrentados e percebidos é que influencia nos sentimentos envolvidos por cada membro dessa família e o tipo de relacionamento que eles mantêm a partir disso. 

Cada família terá as suas demandas específicas, suas problemáticas e suas relações bastante singularizadas, podendo apresentar como motivo na busca da psicoterapia várias questões como discordância na criação dos filhos, a chegada de um novo membro na família, infertilidade, uso de substâncias (álcool ou drogas), o luto, a violência doméstica, conflitos conjugais, dentre outros motivos que possam estar afetando essas relações. 

A psicoterapia tem como objetivo melhorar a comunicação, desenvolver o diálogo entre o grupo familiar, de maneira que entendam e reconheçam os limites e necessidades de cada um, possibilitando um maior equilíbrio através de relações mais harmoniosas e saudáveis. Juntos com o psicólogo, serão construídas habilidades e ferramentas para que os membros desse grupo possam utilizá-las no enfrentamento de dificuldades futuras. 

Os encontros acontecem de acordo com a necessidade e problemática envolvida, podendo ocorrer com os membros da família em conjunto, podendo ser intercalados com encontros individuais ou com apenas alguns dos membros.