Psicoterapia para Adolescentes

Psicoterapia para adolescentes

A psicoterapia pode ajudar o adolescente a lidar com os seus conflitos,
para que possa trilhar o seu próprio caminho rumo à maturidade.

 
 
Psicoterapia para Adolescentes


 
 
A adolescência é constituída por períodos de muitas transformações e deve ser compreendida muito além do que uma faixa etária, pois nesse momento ocorrem transformações físicas e psicológicas significativas. 

Nessa fase da vida, ocorrem muitas experiências novas, seguidas de descobertas e transformações no próprio corpo, além das obrigações que só aumentam a cada dia, aumentando também as responsabilidades, como por exemplo, ter que tirar notas boas e ser popular na escola, ser bom no inglês, competir e ganhar no esporte, e por aí vai…. Corresponder às expectativas dos adultos não parece ser uma tarefa fácil e alguns adolescentes se sobrecarregam na tentativa de atendê-las, para agradar aos pais, professores e amigos. E a partir daí, poderão surgir alguns comportamentos que demonstrarão que algo está errado como: dificuldades nos relacionamentos afetivos; dificuldade de relacionamento com os pais; baixo rendimento escolar; compulsão alimentar; sexualidade e conflitos com o próprio corpo; ansiedade; depressão e/ou baixa autoestima, dentre outros. 

Dificuldades e dúvidas acompanham essa fase da adolescência e ter que pensar no futuro ou na possibilidade de tomadas de decisões, podem promover o receio e/ou medo de enfrentar pressões em diferentes áreas, seja na escolar, profissional, afetiva ou familiar. 

O adolescente e o psicólogo juntos precisam descobrir o que está acontecendo, para que possam através dessas descobertas, superar dificuldades emocionais, comportamentais, cognitivas e/ou relacionais, podendo assim, reconstruir outras maneiras para que esse adolescente possa se posicionar no mundo, o que influenciará também para uma vida adulta saudável. 

Vale ressaltar que a participação dos pais durante o processo de psicoterapia é de grande importância para a melhora do adolescente.